Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento de competências científico-ambientais por aprendizagem baseada em projetos no ensino de química

2023; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 10; Linguagem: Português

10.47401/revisea.v10.19678

ISSN

2359-4993

Autores

Gustavo Lima Calper, Leiliane de Almeida Freitas, Ercila Pinto Monteiro,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Esta pesquisa analisou o desenvolvimento de competências científico-ambientais em estudantes de Química do ensino médio, utilizando a abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj). O estudo foi realizado em uma cidade da região Norte do país e considerou a identificação das seis competências científico-ambientais descritas por Mora-Penagos (2015), que incluem aspectos como: saber, emoção, valor, pensamento crítico, epistemologia política e ação nos estudantes. Os resultados mostram que a proposta do ABProj proporciona o desenvolvimento de competências científico-ambientais, quando há um tema relacionado à química. Além disso, a busca pela resolução de um problema com o desafio de uma produção final garante o envolvimento, a participação e a motivação dos alunos no desenvolvimento das tarefas. De modo geral, o ABProj desenvolve competências científico-ambientais, mostrando sua aplicabilidade nas aulas de Química e na preparação dos alunos para a realidade do século 21.

Referência(s)