Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO - PROJETOS EM DISPUTA

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 20; Issue: 42 Linguagem: Português

10.22409/tn.v20i42.53469

ISSN

1808-799X

Autores

Maria Raquel Caetano, Vera María Vidal Peroni,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo tem como base uma pesquisa que analisa como as redefinições no papel do Estado reorganizam as fronteiras entre o público e o privado, materializando-se das mais diferentes formas na educação básica pública e suas modalidades, com profundas implicações no processo de democratização da educação. O Estado continua sendo o responsável pelo acesso, mas o conteúdo pedagógico e de gestão da escola é cada vez mais determinado por instituições que introduzem a lógica mercantil e neoconservadora. Nas considerações retomamos a ideia de disputa de projetos societários em relação. Palavras-chave: Parceria Público-privada em Educação; Política Educacional; Democratização da Educação.

Referência(s)