
Uso do esporte como ferramenta para contextualizar o ensino de física
2023; Volume: 5; Issue: 23 Linguagem: Português
10.53660/1317.prw2848
ISSN1541-1389
AutoresErlania Lima de Oliveira, José Jeneci De Lima, Lázaro Luis de Lima Sousa, António Marques dos Santos, R Martins,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste trabalho propõe a utilização de uma sequência didática para o ensino de física utilizando os esportes mais populares do Brasil, com o objetivo de fornecer um material suplementar que possa ser utilizado por professores e alunos que desejem ampliarem seus conhecimentos aplicados. Há vários conceitos físicos imprescindíveis no entendimento dos fenômenos envolvidos em uma competição esportiva, ou, até mesmo, uma ação mecânica executada pelo indivíduo que pratica o esporte. Nesta sequência didática o conteúdo e as avaliações já são aplicados de forma contextualizados, ou seja, todas as definições, conceitos e questionamentos são apresentados dentro da temática esportista. Tal sequência foi desenvolvida na Escola Estadual Gilney de Sousa, São Miguel/RN, para alunos remanescentes de quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio. Verificamos que envolver os alunos na tarefa de entender os conceitos científicos envolvidos em uma competição esportiva, dar significado aos conceitos físicos estudados e consequentemente torna o ensino mais atrativo para os discentes. Além disso, as atividades dinâmicas contribuem de maneira significativa no desempenho cognitivo do aluno.
Referência(s)