O pensamento geométrico de Van Hiele na formação de professores de matemática dos anos iniciais e finais do ensino fundamental: reflexões Fedathianas inclusivas com o uso pedagógico do pantógrafo
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 11 Linguagem: Português
10.55905/oelv21n11-011
ISSN1696-8352
AutoresRoberto da Rocha Miranda, Silviane da Silva Rocha, Ivoneide Pinheiro de Lima, José Rogério Santana, Maria José Costa Dos Santos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO ensino de Geometria apresenta desafios, sejam de compreensão conceitual, ou de construção de recursos didáticos para práticas inclusivas. Objetiva-se apresentar o Pantógrafo como recurso pedagógico para o desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele, mediado pela Sequência Fedathi (SF) no Curso de Extensão de Agentes de Cultura Maker, visando práticas inclusivas. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Durante o curso, realizou-se uma sessão didática visando os processos de ensino e aprendizagem de Geometria Plana. Os dados apontam que o recurso pedagógico do Pantógrafo auxiliou no engajamento dos cursistas; contribuiu para a postura do professor formador no planejamento da Sessão Didática (SD) com a SF; e, favoreceu a mobilização dos conhecimentos prévios dos cursistas para execução das atividades propostas. Considerando que os cursistas são professores de Matemática da rede municipal de Fortaleza-Ceará e podem utilizar essa ferramenta para fins pedagógicos na promoção do desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele, espera-se que esse estudo possa ser ampliado em outros contextos.
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