Artigo Acesso aberto

O pensamento geométrico de Van Hiele na formação de professores de matemática dos anos iniciais e finais do ensino fundamental: reflexões Fedathianas inclusivas com o uso pedagógico do pantógrafo

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 11 Linguagem: Português

10.55905/oelv21n11-011

ISSN

1696-8352

Autores

Roberto da Rocha Miranda, Silviane da Silva Rocha, Ivoneide Pinheiro de Lima, José Rogério Santana, Maria José Costa Dos Santos,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O ensino de Geometria apresenta desafios, sejam de compreensão conceitual, ou de construção de recursos didáticos para práticas inclusivas. Objetiva-se apresentar o Pantógrafo como recurso pedagógico para o desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele, mediado pela Sequência Fedathi (SF) no Curso de Extensão de Agentes de Cultura Maker, visando práticas inclusivas. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Durante o curso, realizou-se uma sessão didática visando os processos de ensino e aprendizagem de Geometria Plana. Os dados apontam que o recurso pedagógico do Pantógrafo auxiliou no engajamento dos cursistas; contribuiu para a postura do professor formador no planejamento da Sessão Didática (SD) com a SF; e, favoreceu a mobilização dos conhecimentos prévios dos cursistas para execução das atividades propostas. Considerando que os cursistas são professores de Matemática da rede municipal de Fortaleza-Ceará e podem utilizar essa ferramenta para fins pedagógicos na promoção do desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele, espera-se que esse estudo possa ser ampliado em outros contextos.

Referência(s)