Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TV online no Brasil: estratégias dos serviços de distribuição da Globo

2023; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/extraprensa2023.212508

ISSN

2236-3467

Autores

João Massarolo, Dario Mesquita,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Na era da televisão por streaming, o conceito de televisão tem sido revisitado a cada novo dispositivo de tela com conexão à internet que surge no mercado. Neste sentido, a TV online promove o avanço dos serviços de distribuição audiovisual e se diferencia das plataformas sociais (YouTube, Facebook etc.) e de conteúdos (Netflix e Amazon Prime Video, entre outras), pela variedade de serviços que são oferecidos e, também, pela sua infraestrutura fechada para visualização do acervo de conteúdo audiovisual, selecionados por curadoria editorial. Pretende-se, assim, recorrer à noção de TV online, aplicando suas categorias de análise para um estudo dos serviços da plataforma Globoplay da Globo, buscando demonstrar as relações de continuidade e de rupturas entre os serviços da TV online, Globoplay e vídeo sob demanda, procurando identificar as particularidades dos serviços oferecidos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX