Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Júri Simulado como metodologia ativa no curso de Licenciatura em Matemática

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 7; Issue: 13 Linguagem: Português

10.46551/emd.v7n13a13

ISSN

2526-6136

Autores

Saulo Macedo de Oliveira, Rieuse Lopes,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O estudo aqui apresentado orientou-se pelo objetivo de analisar a vivência de um Júri Simulado, na Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros, compreendendo os reflexos dessa metodologia ativa para o percurso de formação dos estudantes. Para tal, na disciplina História do Cálculo: Origens e Desenvolvimento, foi proposto que os acadêmicos realizassem um Júri Simulado para discutir sobre a autoria do Cálculo. Para fundamentar o estudo e a experiência relatada, recorremos a pressupostos teóricos relativos a metodologias ativas. Utilizamos aspectos metodológicos abordados em um Júri Simulado, ou seja, o planejamento e seu desenvolvimento. Concluímos que os graduandos tiveram êxito na argumentação no fazer científico, na dialogicidade, na autonomia e na opinião crítica.

Referência(s)