
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE IMPLANTODONTIA NAS FACULDADES DE ODONTOLOGIA DO NORDESTE
2023; Volume: 3; Issue: 11 Linguagem: Português
10.56083/rcv3n11-039
ISSN2764-7757
AutoresJohn Nadson Andrade Pinho, Sávio Santana Da Silva, Kaliny Alves Santos, André Luís Silva Santos, Brenda Suellen Sampaio de Freitas, Lorena Sommer Silva, Nathalia Ribeiro Matos, Carlos Neanes Santos, Liane Maciel Almeida Souza,
Tópico(s)Orthodontics and Dentofacial Orthopedics
ResumoNas últimas décadas, a Implantodontia tem crescido continuamente dentre as terapias de reabilitação oral e dentre os avanços das técnicas e o seu constante aprimoramento, o implante se tornou uma das principais escolhas no tratamento de pacientes edêntulos totais ou parciais. Atrelado a isso, as altas taxas de sucesso corroboram para uma melhora na qualidade de vida e saúde bucal dos pacientes, além de alcançar um nicho global e permitir exponencial emprego de tecnologias que possibilitam o desenvolvimento de técnicas e avanços na prática odontológica moderna. No Brasil, o estudo da disciplina de Implantodontia mostra-se cada vez mais inexistente ou deficiente de um ensino teórico - prático que incorpore os alunos a um método seguro dentre as alternativas terapêuticas na reabilitação bucal. De modo geral, é oportuno examinar como as inovações na prática odontológica são introduzidas nos currículos de graduação já sobrecarregados. O objetivo deste estudo é fornecer uma visão geral da atual oferta da disciplina de Implantodontia nas graduações das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, incluindo características curriculares, como natureza da disciplina e carga horária, além de discutir a sua importância na grade curricular do curso de graduação, legitimação de uma alternativa valiosa para futuros tratamentos reabilitadores e crescimento exponencial do sucesso clínico associado à odontologia moderna.
Referência(s)