Artigo Acesso aberto

Ecologia humana: uma relação com ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 11 Linguagem: Português

10.55905/oelv21n11-039

ISSN

1696-8352

Autores

Maria de Fátima Bela Pina, Sérgio Luiz Malta de Azevedo, Maria do Socorro Pereira de Almeida,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Considerando que a ecologia humana é a relação do homem com o meio em que vive no contexto social, cultural, econômico e psicológico, é importante discutir a realidade das escolas quanto ao direito de escolarização da pessoa com deficiência. Para tanto, utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, objetivando analisar o processo inclusivo de ensino-aprendizagem em 2 (duas) escolas municipais na rede de ensino de Ibipitanga/BA, sob o olhar da EH, no âmbito da política nacional de educação especial e inclusiva. Foi feito um percurso histórico sobre a pessoa com deficiência através de um levantamento de teses e dissertações que abordam o tema. A coleta de dados foi realizada em bases de dados eletrônicos, busca telemática, periódicos indexados, no Portal de Periódicos da Capes, SciELO (ScientificElectronic Library Online) e Google Acadêmico. Os resultados endossam a relevância da Ecologia Humana na vida social e educacional desses cidadãos, que devem viver de forma saudável consigo mesmo, com os outros e em qualquer ambiente.

Referência(s)