Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensino-aprendizagem do conceito de transformação linear: uma análise dos conhecimentos prévios dos alunos baseada na teoria de V. V. DAVYDOV

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 11 Linguagem: Português

10.55905/oelv21n11-037

ISSN

1696-8352

Autores

Beatriz Aparecida Zanata, Duelci Aparecido de Freitas Vaz, Aline Mota de Mesquita Assis,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo discute os conhecimentos prévios dos alunos necessários à formação do conceito de transformação linear, a saber, operar com matrizes, trabalhar com funções e caracterizar espaço vetorial sabendo operar com seus elementos. Por ser um recorte de uma pesquisa mais ampla, tem como foco o diagnóstico sobre a compreensão dos alunos acerca destes conteúdos, objetivando identificar a zona de desenvolvimento proximal dos mesmos. Para coleta de dados o instrumento utilizado foi uma tarefa constituída de três situações- problemas organizada com base no referencial teórico da Teoria Histórico-cultural e da Teoria do Ensino Desenvolvimental, realizada de forma individual, tendo em vista apreender, conforme recomenda Davydov (1988), em que medida os alunos assimilaram ou não, no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, o procedimento geral de solução da tarefa de ensino. De natureza quali-quantitativa, a pesquisa foi realizada com quinze alunos de uma turma de Álgebra Linear do curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Campus Goiânia. Na análise dos dados foram adotadas as orientações de Bogdan e Biklen (1994) para a categorização e sistematização dos dados, delineando- se às seguintes categorias: pensamento empírico e pensamento teórico. Os resultados demonstram a existência de limites na aprendizagem dos conceitos necessários à formação do conceito de transformação linear, assim como limites na expressão correta da simbologia algébrica considerando todo o seu rigor e formalismo, caracterizando o predomínio do pensamento empírico. Conclui-se que é necessário repensar a metodologia de ensino adotada nas aulas de Álgebra Linear para que ocorra a aprendizagem dos conceitos algébricos, particularmente, do conceito de transformação linear.

Referência(s)