A inacessibilidade ao ensino superior em música praticada por uma universidade pública sul-americana do Brasil
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 15; Issue: 11 Linguagem: Português
10.55905/cuadv15n11-008
ISSN1989-4155
AutoresGiácomo de Carli Da Silva, Eliana Perez Gonçalves de Moura,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA presente investigação teve como objetivo mostrar a realidade da educação pública no Brasil, no que tange ao ensino superior, seu acesso e permanência no curso de Música. Como questões norteadoras, a pesquisa teve: Quantas vagas públicas sobraram nos vestibulares para o curso de graduação em música dessa Instituição, entre os anos de 1997 e 2020? Podem essas vagas sobrar? Podem ser cobrados em um concurso vestibular, conteúdos que não foram ensinados na escola básica de ensino? Para onde foi à verba destinada dessas vagas públicas que pereceram sem seus estudantes? A Instituição respeita o artigo 206 da Constituição Federal de 1988 (Brasil) quanto à igualdade de acesso? Ou ela apenas abusa de seu poder em relação ao artigo 207 da constituição quanto ao poder de autonomia das universidades? Como que alguém que não teve música na escola e/ou não teve como pagar aulas particulares e/ou se deslocar até algum lugar que ofereça as aulas gratuitamente, poderá usufruir de seu direito nessa Instituição em entrar no curso de graduação em Música? Como um dos resultados, a pesquisa apontou para que a universidade pública brasileira é celetista quanto a quem entra, pois exige mais do que a educação básica garante ensinar.
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