Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ruídos da Casa de Vidro

2023; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20396/modos.v7i3.8673441

ISSN

2526-2963

Autores

Caroline Alciones de Oliveira Leite,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

A Casa de Vidro inaugurou, em 2013, sua primeira exposição, The Insides Are on the Outside / O interior está no exterior, com a curadoria de Hans Ulrich Obrist e com obras de 35 artistas e arquitetos. Cildo Meireles (1948-) participou da mostra com Pietro Bo (2013), um disco de vinil que, em uma vitrola posicionada perto da lareira da sala de estar, tocava a repetição de uma frase na voz de Pietro Maria Bardi direcionada à Lina Bo, intercalada com períodos de silêncio. Entre um silêncio e outro, um artefato pulverizava no ambiente o aroma de café. Neste artigo, partimos da escuta de um sujeito fenomenológico para analisar o registro sonoro da obra de Cildo Meireles, lançando no texto a repetição criada pelo artista em Pietro Bo. Recorremos às noções de voz (Derrida, 2012; 2014), de gravação sonora (Caesar, 2012) e de silêncio (Cage, 2013a; 2013b) para investigar os atravessamentos no tempo que permitem a Pietro Bo contar uma estória desde a Casa de Vidro.

Referência(s)