Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Plano de ação em gestão pedagógica para desenvolver uma abordagem intercultural nas práticas docentes

2023; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português

10.22633/rpge.v27i00.18667

ISSN

1519-9029

Autores

M. José López Barragán, Maricela Salazar, Juan Pablo Catalán Cueto,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

A alta taxa de matrícula de estudantes migrantes no Liceu Reino da Dinamarca motivou a realização de uma pesquisa de natureza mista e metodologia de estudo de caso. Na fase diagnóstica, foi aplicado um questionário à comunidade da educação básica para compreender como são desenvolvidas as práticas docentes relacionadas a interculturalidade e suas percepções sobre o assunto. Após a análise dos resultados, deu-se início à segunda fase da pesquisa, na qual um Plano de Ação foi implementado na gestão pedagógica visando desenvolver uma abordagem intercultural nas práticas docentes, a fim de atender à necessidade educacional apresentada. Isso se deu através de ações como acompanhamento aos professores, capacitação de todo o pessoal abordando temas como interculturalidade e propostas metodológicas interculturais para salas de aula. Em conclusão, os líderes educacionais são responsáveis por garantir o acesso, a permanência e a trajetória educacional de todos os estudantes, visando o desenvolvimento de uma abordagem intercultural.

Referência(s)