Perfil dos autores e características da violência contra mulheres em um centro de referência de Campina Grande, Paraíba – Brasil.

2023; Volume: 9; Linguagem: Português

10.22491/2447-3405.2023.v9.9h0

ISSN

2447-3405

Autores

Maria Angélica de Sousa Lima, Anna Karoline Cândido dos Santos, Tais Layane de Sousa Lima, Sheila Milena Pessoa dos Santos, Juliana Andréia Fernandes Noronha, Roberta Lima Gonçalves,

Tópico(s)

Intimate Partner and Family Violence

Resumo

Introdução: A violência de gênero é uma grave violação dos direitos humanos e resulta das relações desiguais de poder entre mulheres e homens. A caracterização da violência pode contribuir para ações de enfrentamento a partir dos fatores relacionados aos agressores e aos atos violentos. Objetivo: Analisar o perfil dos autores e as características da violência perpetrada contra a mulher em um Centro de Referência do Nordeste brasileiro. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo, do tipo documental, desenvolvido entre setembro e novembro de 2021, a partir de fichas de atendimento de 250 mulheres em situação de violência. Utilizou-se um instrumento estruturado e a análise descritiva foi realizada por meio da frequência absoluta e relativa. Resultados: Predominam os autores na faixa etária de 36 a 50 anos, ensino médio completo, gênero masculino e heterossexual, casado, empregado e em ocupação de caráter formal. A maioria dos autores são conhecidos das mulheres, usuários de drogas lícitas e possuem grau de relação de companheiro. A violência psicológica e a violência física foram as mais frequentes, em alguns casos atrelados ao uso de objetos. Conclusão: O estudo identificou o perfil dos autores e as características relacionadas ao ato de violência contra as mulheres. Tais informações contribuem para conformar políticas, medidas socioeducativas e intervenções mais eficazes que podem ser instauradas no âmbito público.

Referência(s)