Artigo Acesso aberto

“Se mandar pintar o cabelo, eu pinto!”

2023; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29146/eco-ps.v26i2.28080

ISSN

2175-8689

Autores

Ariane Diniz Holzbach,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O artigo faz um panorama histórico dos programas infantis, com destaque para os programas de auditório, de forma a marcar o estabelecimento da fenotipia branca-loira na programação infantil da televisão brasileira. Argumento que esse padrão foi erigido sobretudo a partir de três elementos: 1) o contexto da ditadura militar, 2) a livre entrada de olhares importados sobre os conteúdos infantis na televisão, com destaque para os conteúdos estadunidenses e 3) como parte de uma tentativa de embranquecimento extremo de corpos na mídia, no qual Xuxa aparece como principal (mas nem de longe o único) expoente. Para tanto, analiso aspectos visuais, cênicos e narrativos de programas infantis exibidos durante e após a ditadura militar e me concentro então em três produtos exemplares: Clube da Criança, Balão Mágico e, principalmente, Xou da Xuxa. Esses programas construíram fios condutores orientados pela manutenção do mito da democracia racial em diálogo com o estabelecimento de um padrão fenotípico alimentado por expectativas brancas muito específicas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX