
Ensino de História em perspectiva decolonial: relato crítico-reflexivo sobre noção de tempo e periodização da história desde uma escola quilombola
2023; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português
10.51359/2525-7668.2023.258950
ISSN2525-7668
AutoresMarques Ferreira Barbosa, Vitor Sousa Cunha Nery,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo objetiva contribuir para o tema pensamento decolonial e ensino de história da educação escolar quilombola, ampliar as possibilidades metodológicas do ensino de história e socializar ações pedagógicas tendo como metodologia práticas significativas para os discentes de uma escola localizada no quilombo Mel da Pedreira, no município de Macapá capital do Estado do Amapá. De cunho qualitativo dialoga com bibliografias de pesquisadores da rede de estudos modernidade/decolonialidade, com a legislação educacional brasileira como a lei 10.639/03 e resolução do CNE de nº 08/2012. Com a práxis de ensino desenvolvida na escola foi possível a identificação de diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos. Contribuindo com a consciência histórica dos discentes visando suas autonomias em relação a visão eurocêntrica, levando-os a percepção que há diversas maneiras de perceber o tempo no cotidiano que são mais significativas as suas realidades.
Referência(s)