
Questionário Sobre o Jeitinho Brasileiro: Proposta de uma Versão Infantil (QJB-INF)
2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.12957/epp.2023.79270
ISSN1808-4281
AutoresMarília Mendes Moreira de Sousa, Walberto Silva dos Santos, Estefânea Élida da Silva Gusmão, Sophia Lóren de Holanda Sousa,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO jeitinho brasileiro é uma estratégia social que visa a resolução de problemas por negociações. Não obstante a relevância do desenvolvimento dessa habilidade desde a infância, há carência de instrumentos de avaliação para crianças. O objetivo deste estudo foi adaptar o Questionário sobre o jeitinho brasileiro - Versão individual para o âmbito infantil, apresentando evidências de validade e precisão. Inicialmente, contou-se com uma amostra de 131 participantes. Contudo, procurando acessar predominantemente crianças, excluíram-se, por apresentarem idades superiores a 13 anos, oito participantes. Assim, o estudo contemplou uma amostra de 123 crianças, maioria menina (61,2%), com idade média de 10,5 anos (DP = 1.78), distribuídas do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, sendo: 7,4% do 1º e do 2º ano; 39,9%, do 3º e do 4º ano; 37,4%, do 5º e do 6º ano; e 15,4% do 7º ano. Após a realização de análises fatoriais exploratórias, os resultados indicaram ser coerente uma estrutura composta por dois fatores, cujos itens representam conteúdos relacionados à compreensão do jeitinho por comportamentos antissociais (11 itens) e criatividade (5 itens). Conjuntamente, esses fatores explicaram 37,5% da variância e apresentaram consistência interna considerada satisfatória, promovendo uma medida útil para pesquisas e avaliação do construto com amostras infantis.
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