
INTEGRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO CO CONHECIMENTO ACERCA DE CONCEITOS BALIZADORES EM SAÚDE MENTAL:
2023; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21680/2178-6054.2023v15n1id30434
ISSN2595-0150
AutoresTamires Carneiro de Oliveira Mendes, Fernando Alencar Silva Santos, W. R. Menezes, Dinara Teresa Batista de Moura, Emanuelle Cristine Moraes Camelo, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do Nascimento, Paula Fernanda Brandão Batista dos Santos,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoDiante do emergente e complexo tema da Saúde Mental, este relato traz uma experiência de ensino-aprendizagem inovadora, envolvendo 75 graduandos, preceptores e tutores do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) da UFRN. Visando a aprendizagem significativa e o engajamento dos participantes, adotou-se diferentes estratégias: espaço público em contato com a natureza; atividade física com música para o “despertar do corpo”; encenação teatral de uma situação de crise psiquiátrica para sensibilização e problematização; e rodas de conversa em pequenos e heterogêneos grupos, em um contexto de piquenique. A construção do conhecimento de forma compartilhada, plural, horizontal, não hierarquizada e interdisciplinar possibilitou uma rica discussão permeada por vivências acadêmicas, pessoais e profissionais.
Referência(s)