Despertando o conhecimento científico por meio do Jardim Sensorial: uma abordagem prática com estudantes das séries finais do Ensino Fundamental
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 48 Linguagem: Português
10.55905/rdelosv16.n48-022
ISSN1988-5245
AutoresIvani Vieira Damaceno, Danilo Gomes Correa, Marcos Antônio Dell’orto Morgado, Rosely Pinheiro Rodrigues, Rodrigo Silva Dal Col, Andréia Barcelos Passos Lima Gontijo, Jailson Maurício Pinto, Antelmo Ralph Falqueto,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente projeto visou a construção de um jardim sensorial no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Daniel Comboni, objetivando desenvolver atividades práticas pedagógicas voltadas para a educação ambiental, conhecimentos de botânica, produção vegetal, noções de agroecologia e percepções sensoriais, criando um ambiente prazeroso e agradável, com inclusão social, podendo ser utilizado como uma sala de aula ao ar livre. O projeto foi desenvolvido com estudantes do ensino fundamental, no decorrer dos meses de fevereiro a junho de 2022, sendo realizada a seguinte metodologia: Explanação aos estudantes sobre o que é jardim sensorial; planejamento (croqui), construção do jardim sensorial, com limpeza, dimensionamento do terreno e nivelamento; aulas teóricas e práticas sobre agroecologia, propagação de plantas, plantio de sementes e mudas; construção das estruturas (caminho sensorial, bancada de madeira); levantamento etnobotânico, com entrevista semi-estruturada aos estudantes, ornamentação e realização de percurso com atividades sensoriais; exposição oral por estudantes sobre o projeto; aplicação de questionário de visitação. Todas essas atividades foram feitas com supervisão dos professores. Por meio da construção do jardim sensorial, foi possível propiciar uma interatividade ecológica, educação ambiental, conhecimento da produção vegetal, de botânica e do solo, além de proporcionar a inclusão social, a conexão com o ambiente natural, despertar a curiosidade, o pensamento crítico e científico e que estimula ao máximo os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição), apoiando-se, inclusive, nas premissas de conservação e sustentabilidade ambiental.
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