Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Multimodalidade e os significados construídos: análise de anúncios publicitários do campo da hortifruti

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30681/2594.9063.2022v6n1id11227

ISSN

2594-9063

Autores

Neide Araújo Castilho Teno, Elza Sabino da Silva Bueno, Éderson Luís Silveira,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

O presente texto tem estreita relação com um projeto de pesquisa sob o título “(Multi) Letramentos e os Gêneros Textuais e ou Discursivos: contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas em tempos digitais”, envolvendo gêneros textuais do meio digital, o ensino de línguas e a presença da multimodalidade enquanto recursos disponíveis na cultural digital. O recorte que realizamos para esta escrita envolve um corpus de anúncios publicitários vinculadas em meio digital que além da presença da linguagem escrita apresenta múltiplas semioses exigindo um outro olhar para a leitura dos recursos linguísticos, contextuais, imagéticos e digitais. Assim, a finalidade deste artigo é compreender a importância da multimodalidade e seus significados construídos para o ensino da língua portuguesa. Sob o viés interacional da linguagem, os fundamentos para as análises do texto vinculou se em Koch (2001, 2005); Bértoli Braga (2007, 2013), Marcuschi (2010), Cavalcante (2005) e nas teorias dos na teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen (2006[1996]), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) entre outros. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo-interpretativista pois analisamos e interpretamos enunciados assim como analisamos a ligação do conteúdo e o verbo-visual dos enunciados em textos multimodais.

Referência(s)