Levantamento histórico do índice de condição de manutenção das rodovias federais do estado de Pernambuco em comparação com os dados da região Nordeste e do Brasil
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 11 Linguagem: Português
10.55905/oelv21n11-065
ISSN1696-8352
AutoresAnderson Mendes Da Silva, Wagner Leal Guimarães Filho, Bruna de Britto Farias, Maria Tamires Da Silva, Melquison David Queiroz Silva, Taysa Luana Timóteo Silva, Paulo Augusto Barbosa,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoA Confederação Nacional do Transporte (CNT), por meio de seu website, divulga todos os anos, desde 2017, os Índices de Condição de Manutenção, ou ICM, das rodovias federais de todo o Brasil. Esses índices são um levantamento feito em campo, os quais são utilizados para mensurar a qualidade das rodovias. Para obtê-los, é necessário acessar a base de dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e CNT e, através desses dados divulgados, nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021, último levantamento, se faz possível ter um panorama do estado de condição de manutenção de 11 rodovias federais do estado de Pernambuco, com o uso da ferramenta Excel para a produção de gráficos. Os dados que foram tratados, inicialmente estavam em sua forma bruta, uma vez que as planilhas disponibilizadas, contam com os números de ICM de cada quilômetro de cada rodovia federal brasileira. Na primeira parte do estudo, foram apresentadas as rodovias que cortam o estado e quais trechos dessas rodovias estão dentro do limite de atuação do estudo. Feito isso, foi preciso separar os dados relevantes à pesquisa, tratá-los, para se fazer a análise dos índices de manutenção, e assim, foi possível obter o comportamento da qualidade das rodovias do estado através dos anos. Então foi possível analisar a evolução da condição de manutenção das rodovias federais do estado, objetivo do presente trabalho. Os gráficos, resultantes da pesquisa demonstraram que as rodovias federais do estado de Pernambuco estão, de modo geral, em uma boa condição de manutenção, porém em tendência de queda, o que ressalta a necessidade de investimentos mais inteligentemente aplicados, em trechos com piores qualidades de manutenção.
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