
Avaliação da qualidade do pavimento dos trechos da BR-101 e da BR-415 através do método de levantamento visual contínuo
2023; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 14; Issue: 11 Linguagem: Português
10.7769/gesec.v14i11.2662
ISSN2178-9010
AutoresNiel Nascimento Teixeira, Flaviano Gonçalves Miranda Neto, Cleverson Alves de Lima, Dionísio Costa Cruz Júnior,
Tópico(s)Infrastructure Maintenance and Monitoring
ResumoSegundo um estudo divulgado em 2022 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mais da metade (66%) das estradas do país foram consideradas deficientes, com classificação Regular, Ruim ou Péssimo. Esse cenário é ainda mais preocupante nas rodovias da Bahia, nas quais 72% apresentam algum tipo de patologia. A realização de avaliações e manutenções regulares das rodovias é fundamental para evitar o agravamento de problemas. Portanto, este trabalho tem como objetivo avaliar a superfície do pavimento e conhecer as atuais condições de qualidade em um trecho das rodovias BR-415 e BR-101, aplicando o método de Levantamento Visual Contínuo, seguindo as diretrizes estabelecidas pela norma DNIT 008/2003-PRO. O trecho avaliado tem uma extensão total de 16 km e foi dividido em segmentos com 1 km A divisão foi realizada de acordo com os critérios normativos, sendo adotada a extensão mínima indicada pela norma. Os segmentos foram inspecionados seguindo os critérios normativos, sendo posteriormente tabulados e sistematizados, obtendo-se os seguintes índices de frequência das patologias no revestimento: IGGE (Índice de Gravidade Global Expedito), ICPF (Índice de Condição de Pavimentos Flexíveis) e IES (Índice do Estado de Superfície). Pelos resultados obtidos após avaliação, o trecho da BR-415 foi categorizado como Regular nos subtrechos urbanos e Ótimo nos subtrechos fora da zona urbana, enquanto os subtrechos da BR-101 foram categorizados como Ruim e Péssimo, apresentando danos em diversos segmentos.
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