
Diálogos decoloniais com a Guiné Equatorial em uma Unidade Didática de espanhol
2023; Linguagem: Português
10.47250/forident.v37n1.p121-136
ISSN1982-3916
AutoresDoris Cristina Vicente da Silva Matos, Jakelliny Almeida Santos,
Tópico(s)Hispanic-African Historical Relations
ResumoEste artigo propõe a análise de uma Unidade Didática (UD) para educação linguística do espanhol no Ensino Superior. Para tanto, selecionamos uma das cinco atividades deste material para expor os resultados. Nos baseamos nos estudos decoloniais (QUIJANO, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; SILVA JR; MATOS, 2019), na educação intercultural (MATOS, 2014) e nas epistemologias afro-diásporas dos pensamentos de Fanon (2008), Collins (2021), Nogueira (2021), Nascimento (2007) e outros/as. Nesta abordagem, elucidaremos o estudo crítico-literário hispano-africano da literatura contemporânea da República da Guiné Equatorial. Assim, apontamos uma alternativa outra do contexto hispânico, além dos saberes hegemônicos, para as práticas educacionais.
Referência(s)