Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Diálogos decoloniais com a Guiné Equatorial em uma Unidade Didática de espanhol

2023; Linguagem: Português

10.47250/forident.v37n1.p121-136

ISSN

1982-3916

Autores

Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Jakelliny Almeida Santos,

Tópico(s)

Hispanic-African Historical Relations

Resumo

Este artigo propõe a análise de uma Unidade Didática (UD) para educação linguística do espanhol no Ensino Superior. Para tanto, selecionamos uma das cinco atividades deste material para expor os resultados. Nos baseamos nos estudos decoloniais (QUIJANO, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007; SILVA JR; MATOS, 2019), na educação intercultural (MATOS, 2014) e nas epistemologias afro-diásporas dos pensamentos de Fanon (2008), Collins (2021), Nogueira (2021), Nascimento (2007) e outros/as. Nesta abordagem, elucidaremos o estudo crítico-literário hispano-africano da literatura contemporânea da República da Guiné Equatorial. Assim, apontamos uma alternativa outra do contexto hispânico, além dos saberes hegemônicos, para as práticas educacionais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX