Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Publicidade e cultura

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 25; Linguagem: Português

10.5216/ci.v25.66246

ISSN

2317-675X

Autores

Alessandro Luchini Zadinello, Fernando Simões Antunes,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O presente artigo propõe uma análise da publicidade enquanto fenômeno social que tem participação ativa na construção identitária e cultural das sociedades. Para isto, sugere que o texto publicitário e seus consequentes efeitos sejam discutidos e estudados sob o viés dos recortes micro-históricos, de Ginzburg (1989), em interface com pressupostos da semiolinguística de Patrick Charaudeau. Para operacionalizar este exercício teórico, selecionamos como corpus de análise uma peça publicitária audiovisual da Cerveja Polar de 2014, quando lançou latas comemorativas à Copa do Mundo realizada no Brasil. Como aporte teórico complementar, foram mobilizados autores da publicidade como Gastaldo (2013), Solomon (2002) e Barthes (2001), além de conceitos da cultura, de Hall (1999), de identidade regional, de Jacks (2003). Como resultados parciais, demonstram-se elementos concretos de que os anúncios publicitários de caráter regional, por utilizarem em seus contratos de comunicação valores e características das culturas regionais, podem ser entendidos como recortes micro-históricos que contribuem para a compreensão da formação da cultura.

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