Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pan-africanismo e educação: perspectivas para o ensino das africanidades

2023; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí; Volume: 10; Issue: 24 Linguagem: Português

10.55028/pdres.v10i24.17737

ISSN

2358-1840

Autores

Meryelle Macedo da Silva, Márcia Aparecida de Souza, Rafael Ferreira da Silva, Henrique Cunha,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

O objetivo principal desse ensaio foi apresentar a relação entre o pensamento pan-africanista e educação a partir do ensino das africanidades. O fundamento metodológico utilizado foi a afrodescendência, através da qual adentramos os territórios e ao investigar sua história e cultura reconhecemos suas africanidades. A identificação e a compreensão das africanidades propicia um enfrentamento ao pensamento eurocêntrico que é a base da educação brasileira. O eurocentrismo busca impedir um entendimento crítico da realidade, inclusive o açambarcar do protagonismo social negro, o que recai em formas equivocadas de tratar as diferenças étnico-raciais. A suplantação da perspectiva eurocêntrica só será possível com uma mudança de paradigma científico, como o Pan-Africanismo, que ao longo dos anos vem influenciando a emergência de referenciais teórico-metodológicos específicos. Para esse estudo utilizando-nos do referencial metodológico percursos urbanos propomos a ação de um percurso urbano, cujo foco é o açambarcar das africanidades através da técnica da taipa. Espacializamos nosso olhar e trouxemos um panorama do distrito de Ourânia, localizado no município de Natividade-RJ. Numa perspectiva transdisciplinar propomos um trabalho com as disciplinas Geografia, História, Português e Artes. Os percursos urbanos nos levam a constatar e entender as africanidades de determinado lugar, sendo relevante para a efetivação da Lei 10639/03.

Referência(s)