
Comprando sua entrada: a estratégia de internacionalização do maior clube de futebol do Brasil
2023; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 21; Issue: 5 Linguagem: Português
10.1590/1679-395120220249
ISSN1679-3951
AutoresClarice Secches Kogut, JOÃO VITOR FERNANDES CARVALHO,
Tópico(s)Sports, Gender, and Society
ResumoResumo Atualmente, os clubes de futebol mais bem-sucedidos são marcas globais, mas eles vêm principalmente de regiões desenvolvidas. Este caso de ensino é sobre um clube de futebol de mercado emergente que queria se tornar uma marca global. O Flamengo, um clube brasileiro com uma longa história e tradição no futebol, para não mencionar uma enorme base de fãs, era uma das potências do futebol brasileiro e se sentia pronto para dar o próximo passo. Mas como você se torna uma marca global quando não faz parte de uma grande liga global? Como e por onde devem começar? Com essas questões de discussão como pano de fundo, os alunos aprenderão sobre duas importantes teorias da internacionalização: o paradigma eclético e a abordagem de rede.
Referência(s)