Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Práticas pedagógicas em tempos de pandemia: uma experiência no ensino de matemática com sequência didática

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 15; Issue: 11 Linguagem: Português

10.55905/cuadv15n11-036

ISSN

1989-4155

Autores

Renata Aparecida Da Silva, Marta Maria Pontin Darsie,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática Docente Supervisionada, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop, no ano de 2021. As atividades práticas foram desenvolvidas com alunos do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que se encontram em situação de dificuldades/defasagens de aprendizagem em Matemática, que seriam encaminhados para atendimento no Laboratório de Aprendizagem. Como proposta de intervenção, realizamos duas atividades distintas: com os alunos a sequência didática “sistema de numeração decimal nas diversas situações do cotidiano”, cujo objetivo foi compreender a utilização do sistema de numeração decimal nas diversas situações do cotidiano e o significado dos algoritmos usuais das operações de adição, subtração e multiplicação e com os professores o questionário “Diagnóstico das dificuldades de aprendizagem em Matemática”, que tem por finalidade criar subsídios que aproximem a prática pedagógica ao Produto Técnico-Tecnológico “Protocolo SDAM (Protocolo de diagnóstico e encaminhamento de alunos em Situação de Dificuldades de Aprendizagem Matemática) que está em desenvolvimento. Devido ao cenário pandêmico da Covid19, as aulas foram realizadas pelo Google Meet e o contato com os alunos ocorreu por meio do WhatsApp.

Referência(s)