
THE USE OF PODCASTS AS A TEACHING TOOL IN EDUCATION: APPROACHES IN NATIONAL JOURNALS BETWEEN 2009 AND 2020
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 39; Linguagem: Português
10.1590/0102-469840882t
ISSN1982-6621
AutoresAndré Luiz de Souza Celarino, MIGUEL ANGELO LARSSEN STOHR, KÁSSIA DANIELI BRESCIANI, GUILHERME ANTONIO CADORIN, João Paulo Ganhor,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoRESUMO: O atual patamar de desenvolvimento tecnológico atingido pela sociedade nos permite inferir que vivemos em uma quarta ou até mesmo quinta revolução industrial. Neste contexto, é praticamente uma exigência que se reflita como a educação e essencialmente a escola, como um dos locus de ensino e aprendizagem, têm se adaptado a este novo ecossistema. Uma das ferramentas que surge deste contexto é o podcast, ferramenta que permite compartilhamento de arquivos de áudio vinculados a aplicativos e sites de hospedagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar como se deu o surgimento e a expansão dos podcasts em ambientes educacionais no Brasil, mapeando a produção nos periódicos nacionais através do portal de periódicos da Capes (Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ao todo, foram selecionados 18 trabalhos publicados desde 2009 a 2020 para fazer parte do corpus de análise, em seguida verificou-se a instituição de vínculo dos autores, as áreas de formação, tipo de publicação, revistas mais citadas e a distribuição cronológica destas citações. Tais dados nos permitiram concluir que as tentativas de utilização dos podcasts em ambientes educacionais têm aumentado significativamente, sobretudo no período entre 2013 e 2020. Já com relação às instituições, se destacaram as públicas em detrimentos das particulares, importante ressaltar também que 40,4% das citações realizadas pelos autores do corpus são livros, enquanto 28,9% são periódicos, indicando que esta ainda é uma área com muito espaço para pesquisa, uma vez que a maioria das citações de livros se referem a autores únicos.
Referência(s)