
TRAJETÓRIA INICIAL DA HISTÓRIA NATURAL NAS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARÁ (1870-1890)
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26571/reamec.v11i1.15086
ISSN2318-6674
AutoresMarcelino Carmo de Lima, José Jerônimo de Alencar Alves,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoA disciplina denominada História Natural foi adotada, pela primeira vez, em uma escola para formação de professores do Pará, em 1873, pelo Curso Normal. Esse acontecimento é significativo para o nosso objetivo que é contribuir para compreender as condições que possibilitaram a inserção inicial da História Natural nas escolas para a formação de professores do Pará. A presente pesquisa inicia em 1870, pela análise das leis e regulamentos propondo a criação da referida escola e finaliza em 1890, quando a História Natural, após ser retirada do plano de ensino, continua ausente. Além das leis e regulamentos governamentais, analisamos os noticiários dos jornais. Neste noticiário, predominam opiniões favoráveis à adoção desta disciplina e à criação do Curso Normal, embora tenha havido, também, resistências. Convém assinalar, ainda, que a presença da História Natural não se reduziu ao contexto escolar. Nesse momento, ela se acentuava no contexto cultural local, destacando-se a presença da instituição destinada, sobretudo, às atividades nesse campo do conhecimento: o Museu Paraense (hoje Museu Paraense Emílio Goeldi).
Referência(s)