
Análise da correlação espacial do índice de desenvolvimento humano e a acessibilidade a empregos baseado em previsão de tempo de viagem por ônibus com dados de tráfego em tempo real
2023; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 14; Issue: 11 Linguagem: Português
10.7769/gesec.v14i11.2818
ISSN2178-9010
AutoresAugusto César da Cunha Assumpção, Orivalde Soares da Silva Júnior, Filipe Almeida Corrêa do Nascimento, Renata Albergaria de Melo Bandeira,
Tópico(s)Spatial and Panel Data Analysis
ResumoO crescimento urbano do Rio de Janeiro, marcado por especulação imobiliária e falta de políticas sociais, levou à segregação das classes sociais baixas nas periferias, devido à distância dos centros econômicos e falta de acesso ao transporte público, limitando suas oportunidades de emprego. Este estudo explora a relação entre o índice de desenvolvimento humano (IDH) local e a acessibilidade a empregos, considerando os tempos de viagem por ônibus. Através da matriz de Origem/Destino criada com a Google Maps API, os índices de acessibilidade aos empregos são calculados e correlacionados com o IDH de cada local. A análise espacial usando o índice de Moran, via GeoDa, revela correlação significativa entre as variáveis, indicando que o acesso ao transporte público influencia os agrupamentos de IDH. Os resultados para bairros do Rio de Janeiro demonstram correlação global positiva entre as variáveis, com clusters de transição indicando bairros com possível melhoria no IDH. Este estudo não apenas destaca a importância da acessibilidade ao transporte público para a equidade urbana, mas também oferece uma abordagem inovadora para analisar diagnósticos de transportes urbanos, contribuindo para políticas mais eficazes de desenvolvimento urbano e social. Compreender a interconexão entre acessibilidade, desenvolvimento humano e distribuição espacial é essencial para criar cidades mais inclusivas e sustentáveis.
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