Artigo Acesso aberto Produção Nacional

OLHAR SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II – PNLD 2014 E 2020:

2023; Volume: 1; Issue: 111 Linguagem: Português

10.61636/bpg.v1i111.3077

ISSN

2447-0945

Autores

Ana Flávia Borges de Oliveira, Adriany de Ávila Melo Sampaio,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo constitui-se como parte do resultado da pesquisa de Mestrado e tem como objetivo investigar as Representações Sociais dos negros africanos e da África em uma coleção de Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II, aprovada no PNLD 2020. A Lei 10639/2003 é entendida como a principal ferramenta no combate ao racismo no campo da educação, pois tem como premissa a valorização da história e cultura afro-brasileira e dos africanos, e da educação das relações etnicorraciais. Compreende-se os Livros Didáticos como portadores de um sistema de valores ideológicos, ainda é nos dias atuais um dos materiais pedagógicos mais utilizados pelos professores, principalmente em escolas públicas, sendo que na maioria desses materiais, ainda há presença de representações negativas do negro africano e imagens distorcidas da África, além da presença de estereótipos, que equivalem a uma espécie de rótulo utilizado para qualificar de maneira conveniente grupos étnico-raciais. A metodologia de pesquisa se utiliza de levantamento bibliográfico, tendo como principal referencial a Teoria das Representações Sociais, do psicólogo social romeno Serge Moscovici (2003) e das Imagens de Controle, da socióloga e feminista negra norte-americana Patrícia Hill Collins (2019). Os resultados obtidos apontam para discrepâncias na representatividade da população negra em relação à branca, reproduzindo, ainda, um discurso colonial e eurocêntrico. Na maioria das imagens, os negros africanos são representados em posições inferiores de menor prestígio e em condições subalternas; e o continente África é retratado como primitivo, selvagem e pobre.

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