Artigo Acesso aberto Produção Nacional

NÍVEIS DE APRENDIZAGEM CTS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA PROMOÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

2023; Volume: 1; Issue: 5 Linguagem: Português

10.33911/singularsh.v1i5.178

ISSN

2596-2612

Autores

Everton Bedin, Dieison Prestes da Silveira, Vinicius Fernando de Lima, Lucas Eduardo de Siqueira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os debates envolvendo a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) instigam um repensar nas questões hegemônicas, visando munir a população de conhecimento frente aos problemas sociais, ambientais, culturais, políticos, econômicos, educacionais, científicos e tecnológicos que se apresentam. Pensando nestas problemáticas, o presente artigo tem o objetivo de analisar os níveis de aprendizagem CTS de estudantes do Ensino Médio, por meio da implementação de uma Sequência Didática que aborda o funcionamento de uma usina hidrelétrica. Em se tratando de metodologia adotada, destaca-se a utilização de uma abordagem do tipo qualitativa, pautada em uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, por meio da implementação de uma Sequência Didática com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do Estado do Paraná. A constituição dos dados se deu por meio da observação interseccionada aos diários de bordo dos pesquisadores na Sequência Didática, cuja análise ocorreu a partir dos estudos dos níveis de aprendizagem CTS de Strieder e Kawamura (2017). As análises evidenciaram que os alunos permeiam entre os níveis iniciais propostos pelo referencial, mas também apresentam aspectos de níveis que exigem uma criticidade maior.

Referência(s)
Altmetric
PlumX