Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

cultura no ensino de português como língua estrangeira em contexto de imersão linguística

2023; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.47295/mgren.v12i2.782

ISSN

2317-0433

Autores

Karen Nadja Souza Morais, Edith Santos Corrêa,

Tópico(s)

Linguistic Education and Pedagogy

Resumo

O objetivo geral deste artigo é verificar se os aspectos culturais do Brasil, país da língua-alvo do estudante de Português para Estrangeiros, são trabalhados no Centro de Estudos de Línguas da Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Amazonas (CEL/FLet-Ufam). Como objetivos específicos, o trabalho visa mostrar a importância dos aspectos culturais da imersão linguística e investigar qual é a real relação entre língua e cultura no processo de ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira. É a busca da compreensão da cultura do país natal em contato com os aspectos culturais do país de residência do estudante em imersão linguística. Para o desenvolvimento metodológico do estudo, de natureza qualitativa, com base teórica em Krashen (1981), Moita Lopes (1996) Kramsch (1998), Furtado et al. (2006) e Dourado & Poshar (2007), foram considerados dados empíricos, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte alunos estrangeiros de diferentes nacionalidades, participantes do curso de PLE, níveis I, II e III, do Centro de Estudos de Línguas, no primeiro semestre de 2019. Os resultados mostraram que a relevância cultural entre o país de origem e o Brasil exerce grande influência no ensino e aprendizagem da língua-alvo, aspecto que precisa ser foco na prática docente de línguas estrangeiras em processo de imersão.

Referência(s)