Artigo Acesso aberto

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

2023; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português

10.46550/ilustracao.v4i6.225

ISSN

2675-908X

Autores

Rodrigo Alexander de Magalhães Silva, Daniel Bruno Anunciação Nobre, Filomena Alves Pereira, Luciana Lopes Araújo Capilupe, Sebastião Lopes da Silva Júnior,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo demonstra, através de uma reflexão histórica e cultural, que, no período medieval, a educação tem sua estrutura r baseada no favorecendo da cultura do elitismo aristocrático europeu e o processo de imposição da teologia cristã através do catecismo do dito povo pagão brasileiro, conhecido atualmente como índio. A educação tem um papel de suma importância no desenvolvimento histórico humano na modernidade até os dias atuais, passando por questões chaves como a relação do desenvolvimento social e tecnológico, com o surgimento do processo de industrialização e a necessidade de mão de obra qualificada para a operação dos maquinários e o aumento da produção em massa, limitando o ensino ao processo de repetição e aprendizado de funções específicas dentro do processo Industrial. A partir do século XIX, com o surgimento de novas correntes educacionais liberais e progressistas, surge uma nova estrutura curricular na educação chamada brasileira chamada de Escola Nova, onde o estudante passa a ser o centro do conhecimento como ator ativo e construtivo, tendo seus aspectos sociais e culturais valorizados na relação dialética entre ensino e aprendizagem, perpassando o tempo e sendo um dos principais pilares do desenvolvimento curricular atual e na criação da LDB, que valoriza as informações e conhecimentos obtidos através das novas tecnologias vigentes, desde o surgimento da internet até o desenvolvimento atual das Inteligências Artificiais, revolucionando a dinâmica educacional, curricular e tecnológica em no Brasil.

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