
Uma proposta didática com abordagem CTS para o ensino de química em uma escola de ensino médio
2023; Maria Lúcia Ribeiro,; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.25061/2527-2675/rebram/2023.v26i1.1389
ISSN2527-2675
AutoresPedro Toledo Netto, Jucélia Maria Loli,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNa incansável busca para fazer uma educação mais interessante e estimulante, que leve os estudantes a se apropriarem do conhecimento de forma engajada e bem fundamentada, tendo aplicações em seu cotidiano, é que pesquisadores da área de ensino de Ciências buscam se inovar. A partir de questionamentos após a Segunda Guerra Mundial, na qual ocorreu um desenvolvimento científico e tecnológico em que não se preocupou com questões ambientais e sociais é que se originou o movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), visando promover o interesse dos estudantes, discutir implicações sociais e éticas, compreensão da natureza da ciência e do trabalho científico. Com o anseio de formar cidadãos alfabetizados cientificamente e mais tecnologicamente participantes e críticos de suas próprias de decisões é que se resolveu trazer para o campo educacional esse tipo de abordagem. Assim sendo, esse trabalho teve como objetivo investigar a percepção de estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública do Município de Pontal do Paraná, estado do Paraná, diante do desastre ambiental ocorrido na cidade de Brumadinho em janeiro de 2019, a partir de uma proposta CTS envolvendo questões científicas sob o ponto de vista da química atrelada às barragens de rejeitos, elencando temas da disciplina relacionados ao assunto, tais como “Concentração de Soluções” e mostrar a importância da química em questões ambientais. Os resultados obtidos diante da aplicação serviram para afirmar que diversificar as metodologias de ensino podem ser promissoras e muito interessantes na formação da cidadania.
Referência(s)