Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sons da Natureza: Explorando as vegetações Brasileiras através da Música no Ensino de Geografia

2023; Volume: 4; Linguagem: Português

10.53455/re.v4i.167

ISSN

2763-7824

Autores

André Ricardo Furlan,

Tópico(s)

Animal and Plant Science Education

Resumo

Contexto: Este artigo explora o uso da música como recurso didático no ensino de Geografia, focando na abordagem das vegetações brasileiras. As competências do 6º e 7º ano no ensino de Geografia relacionadas às vegetações são destacadas, enfatizando a importância de compreender as características, distribuição e biodiversidade dos diferentes tipos de vegetação no país. Metodologia: A literatura científica respalda a utilização da música como prática pedagógica, pois ela promove o engajamento dos alunos, facilita a compreensão dos conteúdos, desperta o interesse e cria uma conexão emocional com o tema. A prática consiste em expor os alunos aos conceitos das vegetações brasileiras e, em seguida, utilizar músicas relacionadas a cada vegetação para aprofundar o conhecimento e sensibilizar sobre a importância da conservação dos ecossistemas. Considerações: O artigo visa contribuir para a reflexão sobre o uso da música como ferramenta pedagógica, fornecendo subsídios teóricos e práticos para professores interessados em abordar as vegetações brasileiras de forma significativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX