
Desafios e possibilidades para um currículo transformador das relações de sexo/gênero e sexualidade
2023; Linguagem: Português
10.46667/renbio.v16inesp.1.1077
ISSN2763-8898
AutoresCarolina Moraes Martins de Barros, Caroline Alves dos Santos, Rena de Paula Orofino, Maíra Batistoni e Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoConsideramos o currículo como um discurso capaz de regular a prática docente e a aprendizagem dos estudantes, construído por meio de processos sociais de disputas. Organizamos evidências de como o currículo de ciências e biologia constrói e reforça desigualdades de sexo/gênero e sexualidade, nas quais o corpo cis-hetero-masculino é tomado como norma, para, posteriormente, indicar propostas curriculares para superação dessas práticas. Tais evidências foram organizadas em três eixos: i) do conhecimento científico, ii) do material didático, e iii) da ação docente. Ao organizar as reflexões e proposições sobre sexo/gênero e sexualidade na literatura de currículo e educação científica, este ensaio pode contribuir para a construção de currículo de educação em ciências impulsionadores da transformação do contexto social.
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