
FORMAÇÃO DOCENTE: DISCUTINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO POR MEIO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
2023; Volume: 4; Issue: 11 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v4i11.4322
ISSN2675-6218
AutoresUeudison Alves Guimarães, Álvaro Raphá Lemos Guerra, Julio Silva, Fernanda Shellenn Viana Pereira, Ivone Lima Santos, Maria Geângela da Silva Oliveira, Edilene Soares Rodrigues,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste trabalho tem como desígnio averiguar a edificação do PPP – Projeto Político Pedagógico e a participação democrática da gestão escolar no que diz respeito à elaboração de metodologias ativas para a constituição de tal regimento educacional. Assim sendo, acrescenta-se que O PPP é definido como um caminho utilizado pela unidade escolar com o propósito de alcançar os seus objetivos, e que se alinha com as diretrizes da escola, auxiliando-os a selecionarem as melhores escolhas, devendo ser respeitado e utilizado por todos os que compõem a unidade, sempre de maneira democrática e harmoniosa, no decorrer do ano letivo. Para discutir tal assunto, realizou-se uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, por meio de consulta a estudos de especialistas na literatura pertinente à temática aqui abordada, buscando, com isso, compreender melhor, devido à sua complexidade, o processo de organização e edificação desse documento e sua importância para a prática educativa desenvolvida no ambiente escolar. Desse modo, tendo em vista o cenário que aborda a teoria e a prática, surge a necessidade de desenvolver uma reflexão a respeito da importância da edificação do PPP na gestão de uma escola pública de forma democrática, o que justifica claramente a necessidade de construção e apreciação desse trabalho.
Referência(s)