Artigo Acesso aberto Revisado por pares

TRANSFORMANDO O CURRÍCULO COM O ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CENÁRIO EDUCACIONAL

2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 11 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v16n11-124

ISSN

1981-223X

Autores

Rodrigo Gonçalves Pelages, Andreia Rodrigues Palácio Vencioneck, Alice Medeiro de Carvalho Massini, Daiana Marques do Nascimento Pontes, Elaine C. Azevedo, Eleonara da Conceição de Oliveira, Juliana Posse Cabral Porcari, Luci Rocha, Monica Santos de Souza Alves, Núbia Ponce Leão de Oliveira Almeida, Renata Aparecida Matos Gonçalves Fim, Romulo Farias de Oliveira,

Tópico(s)

Online Learning and Analytics

Resumo

A aprendizagem híbrida combina o ensino presencial com o ensino virtual, surge como uma inovação educacional fundamental e como apontado por Almeida (2022), ela proporciona a flexibilidade necessária para os alunos aprenderem no ambiente que melhor atende às suas necessidades. Entretanto, a transição para a aprendizagem híbrida, como destacado por Oran (2021), requer um planejamento meticuloso e uma adaptação cuidadosa das práticas pedagógicas, onde não basta simplesmente transferir parte do currículo para um ambiente virtual. Em vez disso, é essencial combinar eficazmente os elementos presenciais e online, criando uma experiência de aprendizado coesa e envolvente. A tecnologia digital, como observado por Oliveira, Martins e Lopes (2021), desempenha um papel central nesse contexto, possibilitando a personalização do ensino para atender às necessidades individuais dos alunos. Escolas estão adotando métodos de ensino que vão além das salas de aula tradicionais, como o ensino à distância e a implementação de modelos de aprendizagem híbrida. É importante notar a distinção entre a aprendizagem híbrida e a aprendizagem combinada, conforme explicado por Christensen, Horn e Staker (2013). Enquanto a aprendizagem combinada envolve a combinação do ensino presencial com elementos assíncronos online, a aprendizagem híbrida proporciona instrução simultânea presencial e virtual, buscando oferecer uma experiência de aprendizado completa e sem pontos fracos. A aprendizagem híbrida oferece a flexibilidade necessária para os alunos, ao mesmo tempo que aprimora a qualidade da experiência de aprendizado. Ela os prepara para um futuro orientado pela tecnologia, capacitando-os com habilidades de inovação, criatividade e adaptação, como enfatizado por Valente (2023). A eficaz adoção dessa abordagem representa um passo fundamental para uma educação alinhada com as demandas do século XXI.

Referência(s)
Altmetric
PlumX