Caracterização do fluxo de veículos de transporte florestal rodoviário - um estudo de caso na rodovia BR-290
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 11 Linguagem: Português
10.55905/oelv21n11-166
ISSN1696-8352
AutoresLucas Caye da Silva, Alexandre Russini, José Fernando Schlosser, Valmir Werner, Daniela Herzog, Luigi de Almeida Rodrigues, Luana da Rosa Lovato, Catize Brandelero,
Tópico(s)Forest Biomass Utilization and Management
ResumoO Brasil é destaque mundial na produção agrícola, porém a cadeia logística para a movimentação de seus produtos é altamente dependente do modal rodoviário. Frente a isso, o objetivo deste estudo foi avaliar o fluxo diário de veículos na rodovia BR-290, no Estado do Rio Grande do Sul, em diferentes datas e horários, bem como analisar e identificar o horário em que o fluxo de veículos florestais é mais acentuado, caracterizando as principais composições veiculares de carga (CVC). A contagem numérica do fluxo de veículos florestais foi realizada nos dois sentidos de deslocamento da via, capital-interior e interior-capital. Os resultados demonstram que a composição de carga veicular (CVC) bi trem representa 65,37%, da logística do transporte florestal na BR-290, não apresentando diferenças no fluxo entre horários e sentido de deslocamento. Além disso, 47,44% dos veículos que se deslocam no período matutino no sentido capital-interior, com destino para carregamento nos hortos florestais, sendo que 52,55% retornam carregados (sentido interior-capital) no período da vespertino. Portanto, pode-se considerar um fluxo constante de veículos de transporte florestal, com poucas variações entre horários, considerando as condições em que o estudo foi realizado.
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