Síndrome de Burnout em professores: o que a literatura acadêmica recente aponta?
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 11 Linguagem: Português
10.55905/oelv21n11-171
ISSN1696-8352
AutoresFranciela Félix de Carvalho Monte, Stephany Mendes Torres, Mayara Alves Souza, Laudicéia Borges Aquino,
Tópico(s)Education and Work Dynamics
ResumoA Síndrome de Burnout é uma doença ocupacional que acomete profissionais envolvidos em funções que lidam diretamente com seres humanos e trabalho sob pressão, dentre eles, os professores. Assim sendo, o objetivo principal da pesquisa aqui relatada foi identificar, na literatura acadêmica recente, as principais causas e consequências da Síndrome de Burnout em professores. O estudo desenvolvido corresponde a uma revisão de literatura realizada a partir de artigos publicados na base de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online) entre os anos de 2019 e 2023. Como principais resultados, destaca-se que as causas de SB são as condições de trabalho do profissional docente, tais como jornada de trabalho com carga horária elevada, falta de reconhecimento por parte dos alunos, pais e sociedade pelo serviço prestado, salas de aulas superlotadas, indisciplina dos alunos, baixos salários e violência vivenciada em sala. E as consequências são executar a função com menor eficiência, proporcionar o afastamento do profissional do ambiente de trabalho, intenção de abandonar a profissão e absenteísmo. Conclui-se que a presença da síndrome em docentes afeta a todos os envolvidos no ambiente educacional, sendo necessário intervir preventivamente.
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