Artigo Acesso aberto

Percepção de educação ambiental entre professores do ensino médio, numa escola do município de Muaná-Pará-Brasil-Amazônia

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 11 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.11-180

ISSN

1988-7833

Autores

Marcos Vinícius Afonso Cabral, Emanoelen Bitencourt e Bitencourt, AMAURI MESQUITA DE SOUSA, Andréa Ligore Rodrigues Rezende, Isabela Bibiano Duarte, José Augusto Carvalho de Araújo, Gundisalvo Piratoba Morales, Altem Nascimento Pontes,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Há décadas que a população da Terra vive além dos recursos renováveis ​​do planeta. Os debates sobre os padrões de vida e de consumo estão em curso desde a década de 1960, com o objetivo de orientar as nações para um futuro mais socialmente justo e ambientalmente sustentável. Desde então, tem havido um esforço concentrado para encontrar modelos alternativos de desenvolvimento. Um exemplo proeminente disso é a adoção das concepções da Educação Ambiental. No ano de 1992, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como RIO 92, com o objetivo de avaliar a situação ambiental atual e as mudanças ocorridas desde a Conferência de Estocolmo. Apesar da inclusão formal da Educação Ambiental (EA) no ensino formal e da proliferação de debates e pesquisas sobre o tema, tem faltado a sua implementação prática nos projetos político-pedagógicos e no funcionamento diário das escolas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender como os professores do ensino médio percebem a Educação Ambiental, e se a incorporaram em suas práticas profissionais. A pesquisa se insere no âmbito da Educação Ambiental. É um estudo de caso realizado em campo, utilizando métodos quali-quantitativos com abordagem descritiva, probabilística, com professores do Ensino Médio de uma escola pública. Com base nos achados da pesquisa sobre as percepções dos professores de EA, quando questionados sobre a sua visão sobre a Educação Ambiental, os professores relacionaram-na consistentemente com o conceito de sustentabilidade. Após análise, as respostas foram ordenadas em quatro categorias temáticas distintas, tais como: Generalista, Atividade Resolutiva, Sensibilização-conscientização e socioambiental-cultural. Á luz disso, concluiu-se que, para alcançarmos uma implementação duradoura e eficaz da Educação Ambiental, é imperativo que mais estudos se centrem neste tema, aprofundando a nossa compreensão. O objetivo de nossa pesquisa foi conhecer a visão de educadores do ensino médio sobre a Educação Ambiental. Reconhecemos que uma mudança de paradigmas em direção à sustentabilidade, onde os humanos são parte da natureza e não o seu governante, necessita de uma mentalidade crítica e de contemplação das dificuldades que as relações humano-ambientais enfrentam na era atual.

Referência(s)