Percepção de educação ambiental entre professores do ensino médio, numa escola do município de Muaná-Pará-Brasil-Amazônia
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 11 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.11-180
ISSN1988-7833
AutoresMarcos Vinícius Afonso Cabral, Emanoelen Bitencourt e Bitencourt, AMAURI MESQUITA DE SOUSA, Andréa Ligore Rodrigues Rezende, Isabela Bibiano Duarte, José Augusto Carvalho de Araújo, Gundisalvo Piratoba Morales, Altem Nascimento Pontes,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoHá décadas que a população da Terra vive além dos recursos renováveis do planeta. Os debates sobre os padrões de vida e de consumo estão em curso desde a década de 1960, com o objetivo de orientar as nações para um futuro mais socialmente justo e ambientalmente sustentável. Desde então, tem havido um esforço concentrado para encontrar modelos alternativos de desenvolvimento. Um exemplo proeminente disso é a adoção das concepções da Educação Ambiental. No ano de 1992, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como RIO 92, com o objetivo de avaliar a situação ambiental atual e as mudanças ocorridas desde a Conferência de Estocolmo. Apesar da inclusão formal da Educação Ambiental (EA) no ensino formal e da proliferação de debates e pesquisas sobre o tema, tem faltado a sua implementação prática nos projetos político-pedagógicos e no funcionamento diário das escolas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender como os professores do ensino médio percebem a Educação Ambiental, e se a incorporaram em suas práticas profissionais. A pesquisa se insere no âmbito da Educação Ambiental. É um estudo de caso realizado em campo, utilizando métodos quali-quantitativos com abordagem descritiva, probabilística, com professores do Ensino Médio de uma escola pública. Com base nos achados da pesquisa sobre as percepções dos professores de EA, quando questionados sobre a sua visão sobre a Educação Ambiental, os professores relacionaram-na consistentemente com o conceito de sustentabilidade. Após análise, as respostas foram ordenadas em quatro categorias temáticas distintas, tais como: Generalista, Atividade Resolutiva, Sensibilização-conscientização e socioambiental-cultural. Á luz disso, concluiu-se que, para alcançarmos uma implementação duradoura e eficaz da Educação Ambiental, é imperativo que mais estudos se centrem neste tema, aprofundando a nossa compreensão. O objetivo de nossa pesquisa foi conhecer a visão de educadores do ensino médio sobre a Educação Ambiental. Reconhecemos que uma mudança de paradigmas em direção à sustentabilidade, onde os humanos são parte da natureza e não o seu governante, necessita de uma mentalidade crítica e de contemplação das dificuldades que as relações humano-ambientais enfrentam na era atual.
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