Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ERASMUS+: UM ESTUDO DA ROTA DAS PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

2023; Fundação Carlos Chagas; Volume: 53; Linguagem: Português

10.1590/198053149778

ISSN

1980-5314

Autores

Filipa Pereira Araújo, Cristina Palmeirão,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Resumo A investigação doutoral em curso apresenta como principal objetivo identificar/classificar a natureza das práticas pedagógicas utilizadas e competências desenvolvidas por via do European Action Scheme for the Mobility of Students (Erasmus+) no ensino secundário. Metodologicamente, recorremos ao método qualitativo, focado na pesquisa exploratório-descritiva, por análise de conteúdo, de um corpus de 12 artigos, com recurso ao software NVIVO11. As conclusões prelimi-nares revelam que esse programa tem vindo a construir trajetos e práticas de inovação pedagógicos sustentados em pedagogias e metodologias ativas, com particular enfoque nas aprendizagens essenciais e na educação intercultural. A máxima é aprender uns com os outros e, em conjunto, aprender a viver juntos e a tornarem-se cidadãos para o mundo.

Referência(s)