
Patriarcado na gestão, sucessão e venda da perfumaria Phebo
2023; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português
10.29182/hehe.v26i3.885
ISSN2525-8184
AutoresFernanda Valli Nummer, Yasmin Silva Cardoso, Lucas Silva Cavalcante Franco,
Tópico(s)Family Business Performance and Succession
ResumoNeste artigo, analisa-se a herança de sucessão e a trajetória dos cargos de chefia da Perfumaria Phebo, entre os anos de 1936 e 1988, sob a perspectiva teórica do patriarcado. Além do patriarcado, o artigo também dialoga com a teoria da empresa familiar patriarcal no século XX. O principal problema que orienta o estudo é: a questão de gênero foi fundamental na herança de sucessão da Phebo? A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e de campo, esta última voltada para compor a “memória compartilhada” de pessoas que tiveram vínculo com a empresa. Os resultados mostram que a cultura patriarcal se refletiu na gestão, sucessão dos cargos de chefia, logo na decisão de vender a empresa familiar. Conclui-se que esta cultura ajuda a explicar a crise, a venda e a perda de controle da família Santiago sobre a Phebo.
Referência(s)