Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ferramentas Online na Aprendizagem de Programação de Computadores no Contexto do Ensino Remoto

2023; Volume: 31; Linguagem: Português

10.5753/rbie.2023.2867

ISSN

2317-6121

Autores

Jonathan Ortiz Preuss, Claudio Cleverson de Lima,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Em cursos de Computação, Tecnologia Digitais e áreas correlatas, as disciplinas de Programação de Computadores e Algoritmos são disciplinas iniciais com um alto índice de reprovação. O ensino remoto adotado por consequência da pandemia COVID-19 trouxe novas barreiras, entre elas a necessidade de ferramentas online. Este trabalho tem como objetivo identificar, testar e analisar plataformas e ferramentas gratuitas online que podem auxiliar a contornar as adversidades enfrentadas nas disciplinas de Programação e Algoritmos no contexto do ensino remoto. A metodologia adotada foi estudo quantitativo, no qual foi inicialmente identificado um conjunto de ferramentas online que, posteriormente, tiveram seu nível de usabilidade mensurado por meio de questionários submetidos a uma turma de alunos do Curso Técnico em Informática para Internet. Os resultados obtidos identificaram que, entre as ferramentas analisadas, todas apresentam uma gama de pontos positivos e negativos, porém apenas uma delas apresentou um maior número de potencialidades que facilitam o processo de ensino-aprendizagem no contexto do ensino remoto. Ao fim da pesquisa constatou-se que há uma grande variedade de ferramentas online que podem auxiliar no ensino de Programação e Algoritmos, porém, são poucas as ferramentas com características que atendem todas as necessidades no contexto de ensino remoto.

Referência(s)