DA ECOLOGIA DE SABERES À CRUEL PEDAGOGIA DO VÍRUS NA REALIDADE PANDÊMICA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL DE CRIANÇAS E ADOLECENTES
2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 11 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v16n11-208
ISSN1981-223X
AutoresAcácia de Carvalho Monteiro Leite, Marileny Boechat Frauches Brandão,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoA pandemia da COVID-19 provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e reconhecida como pandemia pela Organização Mundial da Saúde consiste em uma crise sanitária sem precedentes que emergiu na China e em questão de semanas atingiu nível mundial. Com a chegada do vírus, diversas foram as mudanças ocorridas no mundo, dentre elas, o fechamento dos estabelecimentos de ensino como forma de conter sua propagação. O presente trabalho objetiva analisar de que forma as crianças e adolescentes foram afetadas em sua formação escolar durante o período da pandemia, com especial atenção à maneira não homogênea com que o vírus afeta as pessoas em suas vicissitudes existenciais, de classe, raça e gênero. Boaventura de Sousa Santos discute sobre o pensamento abissal da epistemologia moderna ocidental, em que conduz ao pensamento da predominância e hierarquização de determinados grupos na contemporaneidade frutos de processos discriminatórios. Dentre seus contributos teóricos, encontram-se as teorias da ecologia de saberes e da cruel pedagogia do vírus.
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