
Educação para o trânsito: processos educativos desumanizadores
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 12; Linguagem: Português
10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.11980
ISSN2178-8359
AutoresAldiôney Pereira de Melo, Tiago Zanquêta de Souza,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEste artigo tem como fundamentação teórica os estudos de processos educativos em práticas sociais. A pesquisa teve como objetivo geral identificar os processos educativos que emergem da relação entre instrutores(as) de trânsito e seus(as) respectivos(as) alunos(as) durante a prática social “aulas de direção veicular” no município de Uberaba/MG e analisar seus desdobramentos no contexto da Educação para o trânsito. A metodologia foi de caráter qualitativo, com finalidade descritivo-exploratória, por meio da pesquisa de campo e documental. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Temática. Como resultado tem-se o desvelamento de uma cadeia de desumanização que permeia não só as aulas de direção veicular e o Processo de Habilitação de Trânsito, mas a Educação para o trânsito como um todo. Mostra ainda, a existência de forças de resistência que desencadeiam processos educativos que lutam contra o fatalismo e reafirmam a esperança na força antológica do “ser mais”.
Referência(s)