Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil e introdução à leitura de mapas na sala de aula comum

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 18; Linguagem: Português

10.5212/praxeduc.v.18.21406.085

ISSN

1809-4309

Autores

Fabiana Giehl Birão, Fátima Elisabeth Denari,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este artigo, baseado em tese de doutoramento, tem como objetivo geral analisar os efeitos do Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil, quando aplicado no contexto da sala de aula comum, com alunos com cegueira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória de natureza descritiva,caracterizada por uma intervenção. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário aberto, sondagem, entrevista, diário de campo e o programa de intervenção. Os dados foram submetidos à análise descritiva. O desenvolvimento deste estudo mostrou que o programa mencionado pode e deve ser desenvolvido pelos professores com todos os alunos na sala de aula comum.

Referência(s)
Altmetric
PlumX