
Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil e introdução à leitura de mapas na sala de aula comum
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 18; Linguagem: Português
10.5212/praxeduc.v.18.21406.085
ISSN1809-4309
AutoresFabiana Giehl Birão, Fátima Elisabeth Denari,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEste artigo, baseado em tese de doutoramento, tem como objetivo geral analisar os efeitos do Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil, quando aplicado no contexto da sala de aula comum, com alunos com cegueira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória de natureza descritiva,caracterizada por uma intervenção. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário aberto, sondagem, entrevista, diário de campo e o programa de intervenção. Os dados foram submetidos à análise descritiva. O desenvolvimento deste estudo mostrou que o programa mencionado pode e deve ser desenvolvido pelos professores com todos os alunos na sala de aula comum.
Referência(s)