
Conturbadas Memórias: narrativas da nação brava
2023; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.47328/rpv.v12i3.16078
ISSN1983-2656
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoOs três poemas apresentam diferentes momentos históricos e eventos importantes na história do Brasil. Eles retratam momentos de agitação política, lutas pela liberdade e confrontos regionais. No primeiro poema, intitulado "I Constituinte e Chalaça, Noite da Agonia", é destacada a tumultuada sessão da Assembleia Constituinte brasileira, onde deputados debatiam a elaboração de uma constituição. O conflito entre Antônio Carlos de Andrada e o imperador D. Pedro I é abordado, mostrando a tensão e o embate de ideias na busca pela liberdade. A aprovação da proposta constitucional traz consigo a agonia, pois o ministro do Império impõe restrições à imprensa e demissões, colocando a liberdade em perigo. O segundo poema, intitulado "II Onde repousam Heróis, épica é a batalha", rememora a Batalha do Jenipapo, um marco da luta pela independência do Brasil. O poema destaca a importância do cemitério do Batalhão e do monumento do Jenipapo como símbolos venerados e honrados da história do país. A bravura e coragem dos combatentes são exaltadas, mesmo diante da derrota, e seu legado serve como exemplo inspirador para as gerações futuras. O terceiro poema, intitulado "III Revoltas no Pampa, Maragatos e Chimangos", retrata a Revolução de 1923 no Rio Grande do Sul. O conflito entre os Maragatos, defensores de Assis Brasil, e os Chimangos, apoiadores de Borges de Medeiros, é destacado. A crise na pecuária e a fraude na reeleição são apontadas como desencadeantes da revolta. O poema ressalta a violência e a censura à imprensa durante o período, além de enfatizar a união dos revolucionários em colunas e o impacto do conflito na história do Rio Grande do Sul. Em suma, os três poemas despertam reflexões sobre a importância desses eventos e seu legado na construção entre memória, identidade, patrimônio e o destino do país e da brava gente brasileira.
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