O agenciamento de símbolos nacionais na construção das narrativas comunicacionais e políticas no Brasil na campanha eleitoral de 2022
2023; Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (LIINC); Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18617/liinc.v19i2.6503
ISSN1808-3536
AutoresManuela do Corral Vieira, Amanda Santos de Oliveira,
Tópico(s)Indigenous Studies in Latin America
ResumoSão observadas narrativas e simbologias construídas sobre alguns usos e interpretações da bandeira nacional, as cores verde-amarelo e os slogans de campanha, bem como a identidade visual, dos então candidatos à Presidente da República de 2022 Luís Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. O objetivo é compreender alguns dos alcances que os materiais possuem de agenciar correntes de pensamento, coletivas ou individuais. Assim, o consumo, principal ponte de aquisição desses objetos e símbolos, vai além do mercantil e atinge níveis interpretativos, informativos e políticos. O estudo percebeu que a comunicação desdobrada dos objetos influencia os usos e desusos dos símbolos nacionais afinal, além do consumo, há também o não consumo desses simbolismos como formas de afirmar a partir da negação
Referência(s)