
Evidências de Validade do Purpose in Life Test entre Adolescentes Escolares do Sul do Brasil
2023; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5020/23590777.rs.v23i1.e12728
ISSN2359-0777
AutoresSheila Gonçalves Câmara, Miriam Raquel Wachholz Strelhow,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO presente estudo teve por objetivo avaliar as evidências de validade do Purpose in Life Test Revisado (PIL-Test R) para a população de adolescentes escolares brasileiros. Participaram do estudo 748 estudantes de 13 a 19 anos. Foram utilizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória que indicaram modelos com índices de ajustes adequados e coeficientes satisfatórios para o modelo final, composto por 16 itens e dois fatores (α = 0,80; ωt = 0,93) com oito itens em cada fator: vazio existencial (α = 0,77; ωt = 0,91) e significado de vida (α = 0,69; ωt = 0,81). A escala apresentou correlação negativa significativa com o Questionário de Saúde Geral (r = -0,46, p ≤ 0,01), dado que médias inferiores indicam melhor bem-estar psicológico, e positiva com a Escala de Satisfação com a Vida, em termos dos domínios da vida (r = 0,42, p ≤ 0,01) e do item de satisfação com a vida em geral (r = 0,40, p ≤ 0,01). Os resultados revelam que o PIL-Test R é adequado para a avaliação do propósito de vida entre adolescentes.
Referência(s)